domingo, 13 de novembro de 2011

Gramática: Pronomes Reflexivos

Mais uma dúvida que recebi por email: "como usar os reflexive pronouns em inglês?".

Para quem não sabe os pronomes reflexivos em inglês são: myself, yourself, himself, herserf, itself, ourselves, yourselves e themselves. Clique sobre cada um deles para ouvir a pronúncia.

O uso dos reflexive pronouns é diferente em português e inglês. Sem contar que cada um deles pode ser traduzido de modo diferente. Portanto, é muito importante entender os usos deles no geral.

Veja por exemplo as sentenças a seguir:
  • Eu me amo.
  • Ele se cortou com uma faca.
  • Nós não devemos nos culpar pelo que aconteceu.
Observe que as palavras em negrito são os pronomes reflexivos em português. Eles recebem este nome pois quem faz a ação é a mesma pessoa que a recebe. Ou seja, se eu digo "eu me amo" isto significa que eu sinto amor por mim mesmo [rsrsrsrsrs]. É comum vermos alunos de inglês dizendo "I love me". Isto está errado! Nós não usamos o 'me' neste caso! O certo é dizer "I love myself".

Todas as vezes que você fizer algo e o azarado ou sortudo da ação for você mesmo, use o 'myself':
  • I cut myself on a knife. [Eu me cortei com uma faca]
  • I wrote an email to myself. [Escrevi um email para mim mesmo]
  • I usually talk with myself. [Eu costumo conversar comigo mesma]
  • I'm pleased with myself. [Estou orgulhoso de mim mesmo]
  • I can look after myself. [Eu posso cuidar de mim mesma]
Caso eu troque o pronome 'I' [eu] terei de trocar também o pronome reflexivo na sentença:
  • He cut himself on a knife. [Ele se cortou com uma faca]
  • We wrote an email to ourselves. [Nós escrevemos um email para nós mesmos]
  • She usually talks to herself. [Ela costuma falar com ela mesma]
  • They're pleased with themselves. [Eles estão orgulhosos de si mesmos]
  • You can look after yourselves. [Vocês conseguem se cuidar]
Além do uso acima, os reflexive pronouns também podem ser usados para dar ênfase. Observe as sentenças em português e a tradução do lado para entender este uso melhor:
  • I talked to the President himself. [Eu falei com o próprio Presidente / Eu falei com o Presidente (em pessoal)]
  • It's quicker if you do it yourself. [É mais rápido se você mesmo fizer isto]
  • The house itself is nice, but the garden's very small. [A casa mesma é bonitinha, mas o jardim é muito pequeno]
Tem ainda o uso dos pronomes reflexivos com 'by': 'by myself', 'by yourself', 'by herself', etc. Neste caso o sentido da combinação é 'sozinho', 'sem ajuda', 'sem companhia':
  • I love spending time by myself. [Eu adoro passar o tempo sozinha]
  • He can do that by himself. [Ele pode fazer isso sozinho]
  • Did you do that by yourselves? [Vocês fizeram isto sozinhos?]
Não quero deixar você louco! Então vou parar por aqui! Prometo falar mais sobre o uso destes pronomes em breve. Por ora, você já tem mais que o bastante para fazer a diferença. Em caso de dúvidas, deixe um comentário aí abaixo! See you! Take care!


Gostou dessa dica!? Então leia muito mais em Gramática: Pronomes Reflexivos | Denilso :: Dicas de Inglês http://denilsodelima.blogspot.com/2009/05/gramatica-pronomes-reflexivos.html#ixzz1daiWvak5

Fonte: http://denilsodelima.blogspot.com/2009/05/gramatica-pronomes-reflexivos.html


Exercício: Pronomes reflexivos em inglês

Mensagempor donay mendonça » 09 Abr 2010, 13:03
Olá Pessoal,

A.Escolham a opção com o pronome reflexivo que melhor preenche os espaços em branco.

1.She usually looks at........in the mirror.
a.Herselves
b.Herself
c.Hers

2.We used to cut............at work.
a.Ourself
b.Ours
c.Ourselves

3.It is programmed to close............at night.
a.Itself
b.Its
c.Itselves

4.They really enjoy talking about.............around women.
a.Themself
b.Themselves
c.Theirs

5.I accidentally locked.........in the bedroom.
a.Myself
b.Mine
c.Myselves

6.John contradicted.................during the interview.
a.Himselves
b.Himself
c.His

7.Jane,you should take better care of...............!
a.Yourselves
b.Yourself
c.Yours

B.Qual a diferença entre 'Yourself' e 'Yourselves'?
R:.......................................................................................

Bons estudos!
Fonte: http://www.englishexperts.com.br/forum/exercicio-pronomes-reflexivos-em-ingles-t9303.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário