segunda-feira, 1 de abril de 2013

Como tirar proveito de um dicionário de inglês?

Como tirar proveito de um dicionário de inglês?

por  • 24/11/2010 • Uncategorized • 

Vou continuar a dica em relação aos dicionários. Faço isso porque considero o dicionário uma peça essencial no aprendizado de inglês de qualquer pessoa. No post anterior dei dicas de como escolher um bom dicionário. Hoje vou falar sobre como usar um dicionário e o que você pode aprender com eles.
Muita gente deve estar pensando: “Denilso, não seja bobo! Dicionário é fácil de usar! Basta abrir escolher a palavra ler a definição e pronto. Não tem segredos!“. Se você pensa assim, sinto informar que você está redondamente enganado. Os dicionários de hoje possuem muitas informações interessantes sobre o uso das palavras e muito mais.
Por exemplo, você pode saber que ‘chair‘ significa ‘cadeira‘. Mas veja a figura abaixo e note que há outras informações a respeito da palavra ‘chair‘.

Você percebe que há três definições para ‘chair‘. A primeira é a de ‘cadeira‘ mesmo. No entanto, você aprende que pode dizer ‘in a chair‘ ou ‘on a chair‘. Ou seja você já aprende quais as preposições mais comuns com a palavra ‘chair‘. Na segunda definição mostra que ‘chair‘ é usada para se referir a alguém que comanda uma reunião ou comitê. Qualquer pessoa que convoca e comanda os passos de uma reunião é o ‘chair‘. Além disso, você aprende que ‘in the chair’, nesse segundo uso, significa algo como estar no comando. Ao ler o exemplo – the president, Al Shaw, was in the chair – você percebe isso. O terceiro uso da palavra diz que ela é usada com o significado de professor universitário. Em português dizemos ‘cadeira‘ também: ‘ela foi apontada para a cadeira de medicina‘ (tradução do exemplo no dicionário).
Além dessas informações o dicionário o diz ainda para você dar uma olhada na expressão ‘easy chair‘. Se você for curioso como eu, vai correndo ver o que isso quer dizer e lá aprende que ‘easy chair‘ é uma ‘large and comfortable chair‘ (cadeira grande e confortável). Legal, né? E tudo isso você aprender vendo apenas a palavra ‘chair‘ no seu dicionário. Imagine o que você pode aprender nas palavras ‘do‘, ‘get‘, ‘take‘, ‘house‘, ‘home‘ e todas as outras.
Com algumas palavras mais complicadas os dicionários costumam mostrar o uso gramatical delas ou ainda palavras com significados semelhantes. Alguns mais atuais já incluem até mesmo collocations com algumas palavras mais usadas em inglês. Veja abaixo a figura com a primeira definição para a palavra ‘head‘. Note quantas coisas você pode aprender lendo apenas uma definição dessa palavra.

Veja que além dos collocations na caixa em ‘azul‘, você tem também as expressões marcadas em negrito nos exemplos. Enfim, dá para aprender muita coisa com um dicionário. Confessa! Ter um dicionário ajuda ou não ajuda?
É isso por enquanto! Take care!

Sobre

Profissional da Área de Ensino da Língua Inglesa. Palestrante. Autor. Pesquisador. Teacher Trainer. Responsável pelo Inglês na Ponta da Língua (blog, fanpage, cursos). Mais de 15 anos atuando na área de ensino de inglês e 7 na área de formação de professores de língua inglesa. Encontre-me no Google+
http://www.inglesnapontadalingua.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário