sábado, 27 de julho de 2013

Aprender inglês com prazer é mais fácil

Aprender inglês com prazer é mais fácil

Já escrevi aqui no blog e nos meus livros sobre a importância da exposição para se aprender um idioma estrangeiro. Sabemos que estar em contato com o inglês o maior tempo possível é importantíssimo, mas é preciso também levar em conta outros aspectos na hora de escolher o que vamos ler ou estudar.
com_prazer.jpgUsar o idioma como ferramenta e não como um fim em si mesmo é o segredo para se aprender uma língua estrangeira sem grandes percalços. Explico: parar de fazer o que se está fazendo para estudar inglês não é algo muito animador. Estudar só por estudar quase sempre não rende os frutos que esperamos.
Por outro lado, quando conseguimos conciliar o estudo do inglês com algo de que realmente gostamos, os resultados são muito mais positivos. Se, em vez de abrir um livro de gramática para fazer exercícios sobre, por exemplo, voz passiva, você lesse a entrevista do seu ator ou cantor favorito, tenho certeza de que você estaria aprendendo ou revendo um montão de estruturas, tempos verbais, preposições, vocabulário etc. e, quem sabe, até a própria voz passiva. E tudo isso em um processo praticamente indolor.
Se o seu barato é curtir as Garotas Superpoderosas, a Moto Velocidade ou os Tanques da Segunda Guerra Mundial, não faz a menor diferença. Veja este outro exemplo sobre culinária. O importante é que você descubra alguma publicação na Internet, uma revista, um livro, um programa de TV etc. para que você possa correr atrás da informação de seu interesse. O inglês vai ser apenas a ferramenta que vai possibilitar esse acesso. Aliás, como deveria ser sempre.
Repito: exposição ao inglês + assunto de seu interesse = menos dores no processo de aprendizagem. Perseverança, paciência e disciplina sempre ajudam muito, é claro. Bons estudos e bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário